quarta-feira, 9 de abril de 2008

"LNEC defende portagens para entrar em Lisboa"

Beneficiar os ricos ou o bem de todos?

É uma medida que poderia ser alargada a todas as grandes metrópoles onde milhares de pessoas viajam de carro todos os dias. É óbvio que parece uma medida para beneficiar os ricos, mas a verdade é que os ricos são-no porque não gastam, e se gastarem muito, não tarda não o serão.

Não era preciso serem portagens à porta das cidades. Em Amesterdão, onde o trânsito automóvel seria muito difícil no centro da cidade, não se pagam portagens no centro da cidade, mas pagam-se parquímetros a 3/4€ por hora. Nem um rico quer pagar isto todos os dias e por isso haviam poucos carros e sempre estacionamentos. As pessoas habituam-se a usar os transportes públicos.

Estava a ler a notícia sobre as portagens no "Diário Econónico" online e havia vários comentários sobre a qualidade dos transportes públicos. Mas o que mais me admirou foi que as pessoas não estão interessadas em melhorar esses mesmos transportes. Querem é continuar com o comodismo do carro.

Por isso, apesar de achar que pagar tudo é mau, mas se for para termos uma melhor qualidade de vida (todos!), prefiro pagar e viver bem, à semelhança dos países nórdicos, com cargas fiscais enormes, mas com uma qualidade de vida excelente.

Já agora, Sr. presidente do LNEC: As bicicletas não pagam portagem, pois não?

Sem comentários: